POLÍTICA E POLÍTICOS


PAIOL DE ASSUNTOS

1 - ATRIBUIÇÕES DOS POLÍTICOS

2 - RESPONSABILIDADES DOS MUNICÍPIOS, DOS ESTADOS E DA UNIÃO

3 - CARGOS POLÍTICOS NO BRASIL

4 - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RN - TELEFONES

5 - RELAÇÃO DOS DEPUTADOS COM TELEFONES DOS GABINETES
2015 - 2018 

6 - DECÁLOGOS DA DIREITA E DA ESQUERDA
















1 - ATRIBUIÇÕES DOS POLÍTICOS

Quais são as atribuições e o que cobrar de cada político eleito?


Fonte:                                                                          http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/eleicoes/2014/09/09/quais-sao-as-atribuicoes-e-o-que-cobrar-de-cada-politico-eleito.htm#presidente

Ronaldo Marques
do BOL, em São Paulo
  • Caio Guatelli/Folha Imagem
    As Eleições 2014 serão realizadas no dia 5 de outubro em todo o país As Eleições 2014 serão realizadas no dia 5 de outubro em todo o país
Nas eleições de outubro deste ano, o povo brasileiro teve que eleger presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Mas será que você sabe o que faz cada um dos eleitos?
Foi pensando em esclarecer quais são as atribuições dos governantes que o BOL entrevistou os cientistas políticos Maria Leticia Brito, Henrique Costa e Rafael Mucinhato, mestrandos da USP (Universidade de São Paulo), sendo que este último também é vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da mesma instituição. Os pesquisadores ajudaram a resumir as funções de cada cargo político e esclareceram dúvidas sobre a divisão de responsabilidades, de forma que você possa saber quem deve cobrar em cada situação.
Presidente
Maior autoridade do país, o presidente da República é o chefe de Estado brasileiro. Durante seu governo, ele conta com a ajuda do vice-presidente e dos ministros, que vão cuidar de áreas determinadas pelo mandatário.  







Funções do presidente

  • Cuidar da defesa do país e das relações com as outras nações, por exemplo, definir as regras para imigração e o comércio entre os países.

  • Representar o país no exterior, como quando o presidente viaja para participar de conferências na ONU ou reuniões internacionais para falar de negociações e tratados.

  • Cuidar da infraestrutura nacional, planejando novas rodovias e ferrovias federais ou usinas geradoras de energia, por exemplo.

  • Controlar e planejar a atuação das forças armadas, por meio do Ministério da Defesa, e cuidar das fronteiras.

  • Criar as políticas nacionais de Saúde, Educação e Cultura.

  • Administrar a rede federal de ensino, que abrange a educação superior, como as universidades federais.

  • Nomear o Presidente do Banco Central, além dos membros dos órgãos máximos do Poder Judiciário, como os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar da indicação presidencial, todas essas nomeações passam antes por uma validação no Senado.

  • Elaborar e propor em conjunto com seus ministros o Orçamento Geral da União. É o orçamento que determina a quantidade de dinheiro que será aplicada em cada área, assim como quanto o país deve poupar e quanto o país deve pagar de suas dívidas. Depois de finalizado pelo presidente e pelos órgãos competentes, o orçamento precisa ser aprovado pelo Congresso.

  • O presidente pode propor projetos de lei, mas precisa encaminhá-los para a aprovação do Congresso Nacional. Ele é o único que pode propor modificações em determinados setores, especialmente naqueles envolvendo cargos e efetivos das Forças Armadas e da administração direta, como a criação de novos Ministérios.

  • O presidente é o único que pode criar as chamadas Medidas Provisórias, "leis temporárias" que só podem continuar em vigor se aprovadas pelo Congresso. Elas não podem ter relação com direitos políticos, eleitorais ou penais. Por exemplo, se o presidente defende a redução da maioridade penal, ele pode enviar uma proposta ao Congresso, mas não pode determinar a alteração da lei por meio de medidas.

  • O presidente pode vetar a criação de uma nova lei integralmente ou parcialmente. Mesmo assim, a lei pode ser aprovada se o Congresso decidir levá-la adiante e obtiver aprovação da maioria absoluta dos deputados e senadores em uma votação que derrube o veto.

Congresso Nacional
O Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, é o local onde trabalham os senadores e deputados federais. Juntos, eles podem criar, revisar e modificar as leis brasileiras, além de fiscalizar se elas estão sendo cumpridas. Senadores e deputados possuem funções bem parecidas, mas há algumas competências que são responsabilidade de apenas um dos cargos. "Tratando a questão de maneira simplificada, os deputados seriam os representantes do povo brasileiro enquanto que os senadores representam os Estados brasileiros", explica o cientista político Rafael Mucinhato.
No geral, os deputados e senadores criam projetos de leis com base nas opiniões de seus eleitores ou a necessidade de seu país. Eles apresentam e discutem a aprovação da possível nova lei na sua "Casa" (a Câmara dos Deputados ou o Senado) e, se conseguirem a aprovação da maioria, enviam o projeto à outra Casa, onde os outros parlamentares irão revisá-lo, podendo alterar trechos mediante discussões realizadas no plenário. Caso o projeto seja aprovado pelas duas Casas, ele segue para a sanção do presidente, que pode liberar ou reprovar a nova legislação.  







Funções do Congresso Nacional

  • Criar projetos de leis, votá-los e aprová-los. Após a aprovação no Congresso, o projeto vai para a sanção do presidente, que pode aprová-lo ou vetá-lo parcial ou totalmente. No entanto, mesmo que não haja a sanção do presidente, um projeto pode virar lei se o Congresso conseguir derrubar o veto em nova votação na Casa. Para isso, é preciso haver a maioria absoluta dos votos.

  • Fiscalizar o cumprimento das leis em vigor.

  • Autorizar o orçamento e os gastos propostos pelo presidente e seus ministros. Daí a importância de eleger políticos que deixem claro o quanto estão comprometidos a discutir no Congresso a quantidade de verba que deve ir para Saúde, Educação, Segurança etc. São os parlamentares, em conjunto, que aprovam o quanto deve ser gasto em cada área.

  • Fiscalizar o funcionamento e a prestação de contas de políticos, instituições financeiras, empresas estatais e privadas que tenham a função de atuar em prol da população ou manipulem o dinheiro do contribuinte. Quando detectado algum tipo de ilegalidade, podem ser criadas as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar crimes de corrupção.

Senador
O Senado Federal é composto por 81 senadores. Cada Estado, incluindo o Distrito Federal, tem um número fixo de três senadores, independentemente de seu tamanho ou sua população. O senador deve atuar como representante de seu Estado em Brasília. 
Funções específicas de senadores

  • Na capital federal, o senador participa do processo de criação e alteração de leis federais, que valem no país inteiro, além de fiscalizar as ações do governo executivo, ou seja, é o senador quem fica de olho se o presidente do país e seus Ministérios estão gastando dinheiro à toa ou desviando verbas públicas.

  • Julgar os crimes atribuídos ao presidente da República.

  • Fiscalizar o cumprimento dos acordos internacionais assinados pelo presidente.

  • Aprovar a indicação do presidente para os cargos de juízes do Supremo Tribunal Federal.

  • Aprovar os orçamentos e as dívidas dos Estados, por exemplo, autorizando empréstimos solicitados por governos estaduais e prefeituras.

  • Revisar os projetos de lei e os gastos anuais do Estado brasileiro, que são aprovados antes pela Câmara dos Deputados.

Deputado federal
A Câmara dos Deputados é integrada por 513 parlamentares, e é por isso que existem tantos candidatos na disputa pelo cargo. Eles representam a população brasileira proporcionalmente, ou seja, Estados mais populosos, como São Paulo e Minas, têm mais deputados do que regiões com menos habitantes. Os deputados, além de cumprir as funções já citadas referentes ao Congresso Nacional, também possuem atividades específicas.  
Funções específicas de deputados federais

  • Somente os deputados podem dar início ao processo de impeachment de um presidente (o julgamento e cumprimento do impeachment são feitos pelo Senado).

  • São eles que determinam como vai funcionar o regimento interno da Câmara dos Deputados, criando as comissões, elegendo a presidência da Casa, etc.

Governador
O governador é o representante máximo de seu Estado, agindo como um grande administrador do dinheiro destinado pelo governo federal às mais diversas áreas para atender a população de seu território. "Assim como o presidente, ele também tem muitas funções administrativas. Uma delas, que é importante lembrarmos, se refere à questão da segurança pública", afirma o cientista político Rafael Mucinhato.  
Funções do governador

  • Cuidar da infraestrutura estadual, por exemplo, as rodovias estaduais e trens ou metrôs urbanos, em parceria com municípios.

  • Buscar dinheiro e obras do governo federal para o seu Estado.

  • Criar projetos de leis para seu Estado, que são submetidos à aprovação dos deputados estaduais.

  • Assegurar e desenvolver o saneamento básico, mas em parceria com os municípios.

  • Cuidar da rede estadual de ensino, que abrange os níveis fundamental, médio e superior, além de algumas atribuições específicas de cada Estado. Em São Paulo, por exemplo, o governador é responsável pela escolha final dos reitores das universidades estaduais.

  • Cabe aos governadores controlar e administrar a atuação da Polícia Militar, assim como cuidar da administração dos presídios.

Deputado estadual
Os deputados estaduais têm a função de legislar e fiscalizar as leis de seu Estado. Diferentemente dos deputados federais, eles atuam na Assembleia Legislativa que fica na capital de seu Estado.  
Funções dos deputados estaduais

  • Criar e elaborar leis que não entrem em conflito com as normas federais. As leis estaduais valem apenas dentro das fronteiras de cada Estado.

  • Fiscalizar as ações do governador do seu respectivo Estado. Dessa forma, podem convocar secretários e o governador para prestar contas, além de terem a possibilidade de instalar CPIs.

  • Contribuir na elaboração do orçamento de cada Estado, distribuindo as verbas para cada área do interesse público: Saúde, Educação, Cultura etc.

  • Criar taxas e impostos de âmbito estadual.

Dúvidas rápidas
Quem controla a polícia e o Exército?
As polícias militares são subordinadas aos governadores de Estado, e o Exército, ao Ministério da Defesa, ou seja, ao governo federal. O governador e o seu respectivo secretário de segurança pública são os principais responsáveis pela Polícia Militar. Cabe a eles definir qual será a linha de atuação da instituição.
Quem deve controlar o aumento dos preços?
É o governo federal que define qual será a meta de inflação e usa os mecanismos que podem controlá-la, em conjunto com o Banco Central. Há também a possibilidade de as empresas públicas administrarem preços segundo o interesse do governo, por exemplo, quando a Petrobras mantém congelado o valor da gasolina para segurar o aumento dos preços.
Entretanto, como o Brasil é um país de livre mercado, os preços também são controlados pela relação oferta e demanda. Há fatores externos que podem ajudar a elevar ou diminuir o valor de um produto. Um bom exemplo disso foi a alta do preço do tomate no ano passado. Com o estímulo que o governo dá para a expansão e a produtividade do agronegócio, que em nosso país está mais voltado para a produção de soja, reduzem-se as áreas cultiváveis de outros alimentos, e elevam-se os preços de alguns, puxando a inflação para cima.
Quem pode reduzir ou aumentar a maioridade penal?
O Poder Legislativo federal tem essa capacidade. Dentro do Congresso Nacional, os parlamentares se dividem em comissões que contemplam áreas específicas para analisar com mais rigor projetos de lei. Assim, os políticos conseguem dividir o trabalho, consultar a população e especialistas em determinados assuntos.
No caso de um projeto que possa reduzir a maioridade penal, por exemplo, é a Comissão de Constituição e Justiça que discute o assunto. "Inclusive há no momento um projeto de emenda constitucional tramitando com esse intuito no Senado. A proposta foi feita por alguns senadores, mas já foi rejeitada pela comissão específica", relata o cientista político Henrique Costa.
Com a rejeição, resta a quem apresentou o projeto recolher assinaturas de outros parlamentares da casa para tentar discutir a nova lei no plenário, onde todos os senadores podem discutir e votar sobre o assunto. Lembrando que a lei só entra em vigor se também for aprovada na Câmara dos Deputados e receber a sanção presidencial.
Quem faz aeroportos?
"Os aeroportos brasileiros são construídos e administrados pela empresa estatal Infraero, de competência do governo federal. No entanto, o governo pode, por meio de concessões públicas, repassá-los à iniciativa privada, que pode reformá-los e administrá-los por um prazo determinado", afirma o cientista político Henrique Costa. A construção de novos aeroportos públicos é de responsabilidade do governo federal, principalmente quando se trata de aeroportos internacionais. Já os governos estaduais podem criar aeroportos regionais. Portanto, o presidente e o governador podem, cada um dentro de seu limite de atuação, criar aeroportos.
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2 - Conheça as responsabilidades dos municípios, dos Estados e da União

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EDUCAÇÃO: A responsabilidade pela educação brasileira é compartilhada pelos três níveis de governo. Cabe aos municípios proporcionar creches, pré-escolas e ensino fundamental. O Estado deve priorizar o ensino médio, mas também atuar, em parceria com os municípios, na oferta de ensino fundamental. Já o papel da União é organizar o sistema como um todo e regular o ensino superior Leia mais Arte/UOL
Quem controla as fronteiras?
As fronteiras do país são protegidas pelas Forças Armadas, que estão subordinadas ao Ministério da Defesa, ou seja, é uma função do presidente, com o auxílio do Ministério da Justiça, responsável por definir politicamente as prioridades da atuação.
Quem pode investigar e prender políticos corruptos?
No campo político, são os deputados e senadores que podem criar as chamadas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), instrumentos que têm poder investigatório e podem ajudar na identificação de crimes cometidos por políticos. Assim, senadores e deputados podem recomendar que o Ministério Público, formado por promotores e procuradores, investigue o presidente, os ministros, os governadores, além dos próprios membros do Congresso.
É dever do Ministério Público Federal e dos Ministérios Públicos estaduais defender o interesse de todos os brasileiros e investigar os relatos de corrupção, abuso de poder e desvio de conduta das autoridades nacionais. Ainda assim, ele não é o único órgão que investiga crimes públicos. A Polícia Federal e as Polícias Civis dos Estados podem investigar e prender os corruptos, assim como a Receita Federal pode ajudar no processo de investigação em crimes de sonegação, patrimônio, etc.
Quem pode construir hospitais?
Tanto a presidência quanto os governos estaduais e as prefeituras podem construir hospitais, desde que tenham verba suficiente e autorização do Ministério da Saúde.
Quem cria taxas e impostos?
Na Constituição está escrito que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios poderão criar novos impostos. Mas cada uma dessas esferas pode criar impostos sobre áreas específicas. Por exemplo, enquanto cabe à União fazer impostos sobre a importação de produtos estrangeiros, cabe aos municípios instituir impostos sobre a propriedade, como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). O cientista político Henrique Costa explica que "os impostos são criados a partir de demandas do poderes executivos (União, Estados e municípios), mas precisam da aprovação dos poderes legislativos (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais)".
Quem cuida do abastecimento de água? E do fornecimento de luz?
Os municípios são os responsáveis pelo abastecimento de água, mas, como alguns Estados, como São Paulo, possuem grandes concessionárias de abastecimento de água (Sabesp), a responsabilidade também passa pelos governos estaduais.
Quanto ao fornecimento de luz, o poder que regula e fiscaliza a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica é o governo federal. Assim, as concessões são de responsabilidade do Ministério de Minas e Energia, enquanto a regulação e a fiscalização são exercidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Mas a atividade de fiscalização das distribuidoras de energia elétrica pode ser transferida para agências estaduais, o que acontece em vários Estados.
Há leis que não podem ser mudadas? 
Existem, sim, leis que não podem ser modificadas nem por deputados nem por senadores. São as chamadas cláusulas pétreas da Constituição. Com elas ficam proibidas criar regras que modifiquem a autonomia dos Estados brasileiros, o voto secreto, universal e periódico, a separação dos poderes e as garantias individuais dos cidadãos.
Como o povo participa do processo de criação das leis?
Um projeto de lei que parta da população deve contar com pelo menos 1% do eleitorado, ou seja, cerca de 1,4 milhão de pessoas, e, ao chegar ao Congresso, deve ser acolhido por algum parlamentar. Até hoje apenas quatro leis que viraram norma jurídica tiveram essa origem, sendo a última a Lei da Ficha Limpa.
Quanto custa tudo isso?
Para manter o sistema político brasileiro atual, o orçamento retira uma fatia considerável do contribuinte. De acordo com um estudo recente da ONG Transparência Brasil, os gastos da União, dos Estados e dos municípios, retirados de impostos que cidadãos e empresas pagam, colocam nosso Congresso entre os mais caros do planeta.
O Senado, por exemplo, tem um gasto total de R$ 2,7 bilhões anuais, o que dá uma média de R$ 33,4 milhões para cada senador.
8,5

bilhões de reais

Foi o custo aproximado do Congresso Nacional em 2013
Fonte: Transparência Brasil

Os gastos com deputados federais também são bem elevados, embora menores que os de senadores. Em média, os atuais 513 deputados do país recebem R$ 6,6 milhões anuais para exercer o cargo.
Os salários de governadores variam de Estado para Estado. Um governador pode ganhar de R$ 9,6 mil a quase R$ 27 mil reais mensais. Em 2013, o maior salário pago a um governador foi no Paraná; já o menor foi em Pernambuco.
Os salários dos deputados estaduais, assim como os de vereadores e prefeitos, variam de acordo com as leis dos Estados e municípios em que atuam.
Por fim, o presidente do país também recebe um salário mensal. Atualmente, o valor está em torno de R$ 26 mil reais
Leia mais em: http://zip.net/bxpxlq




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3 - Cargos políticos no Brasil:

Vereadores, deputados, governadores e outros

Conheça os cargos dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário e os cargos políticos como vereadores, deputados, governadores, prefeito e presidente.
É muito importante conhecer, entender as funções dos cargos políticos do nosso país, pois através deles pode-se modificar o destino e o futuro da nação.
A política do Brasil é dividida em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Esses três são divididos em três subgrupos: Federal, Estadual, Municipal
No executivo federal há o cargo de Presidente. No estadual o Governador e no municipal o prefeito.
No legislativo federal existem os deputados federais e os senadores. No estadual, os deputados estaduais e no municipal os vereadores.
No poder judiciário existem os cargos que não são eletivos, ou seja, não necessitam de eleições. São eles: os de juízes e desembargadores. O Ministério da Justiça é dividido em cinco categorias: justiça do trabalho, justiça comum, justiça eleitoral, justiça militar e a justiça federal.
Especificamente sobre cada cargo:

Presidente da República

É o cargo mais importante nesse sistema. Tem a função de chefe do Estado e do governo. É responsável pela administração federal, por todas as características da lei (publicar, sancionar e promulgar). Cuida da execução e regulamentos dos decretos, como também sua expedição. Comanda as forças armadas.
Seu mandato é de quatro anos podendo ser prorrogado por mais quatro, caso seja reeleito.

Deputado Federal

Os deputados federais são nossos representantes, os representantes do povo. São responsáveis pela criação e modificações das leis. O período do mandato de um deputado é de quatro anos e não há limite para reeleição.
As leis por eles formuladas são sancionadas pelo presidente da república.
O sistema que os elege é proporcional, ou seja, se um deputado não tiver alcançado uma quantidade razoável de votos, ele poderá ser eleito de acordo com o número de votos conseguidos na legenda do seu partido.

Senador

Os estados brasileiros são representados pelos senadores e em cada estado são eleitos três e essa quantidade não muda. Também não há limite para reeleição e seu mandato é de oito anos.
Sua função é semelhante a de um deputado. Elabora as leis, vota a respeito de projetos de leis criados pelo presidente e pelos tribunais superiores. Passa em revista as decisões das Câmeras dos Deputados.

Governador

Em cada estado há um governador sendo o cargo mais importante dentro do Estado. Dentro sua função está sua representação em suas relações jurídicas, administração estadual, além de sua participação política e administrativa.
Os interesses do Estado junto à Presidência esta a cargo do Governador, com as tarefas de buscar investimentos e obras federais.
Também tem o período de quatro para governar podendo ser reeleito.

Deputado Estadual

Com o mesmo sistema dos deputados federais, os estaduais são eleitos também pelo sistema proporcional, considerando os votos da legenda de seu partido.
Suas tarefas estão agregadas às sugestões e alterações das leis estaduais. Fiscaliza as contas do governo estadual, cria comissões parlamentares de inquérito e participa ativamente nas funções da Assembléia Legislativa Estadual.
Não há limite de reeleição e seu mandato é de quatro anos.

Vereador

Vereador é aquele que atua no município na esfera do poder Legislativo.
Sua função é aprovar leis concernentes a vida da cidade, como transporte público, vias públicas, fiscalização sanitária entre outros. Elaboram projetos, aprovam ou não leis que serão avaliadas na câmara durante as sessões. O vereador também pode ocupar a função de fiscal do povo, apontando, denunciando, apurando erros e desfalques nas contas públicas, por exemplo. O tempo de mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito.
Conhecer os cargos políticos brasileiros e suas funções tem importante papel, pois leva o cidadão a pensar e repensar antes de escolher em quem votar.


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4 - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RN - TELEFONES

RELAÇÃO DE TELEFONES

 

Secretário (a) do Presidente:                        

(84) 3232.5763 / 5805

 

Secretário Geral da Presidência:    

84) 3232.8014

 

Chefe de Gabinete:                            

(84) 3232.5764

 

Gerente do Cerimonial:                                        

(84) 3232.5761 / 5364

 

Documentação Presidência:               

(84) 3232.5771

 

Assessoria da Presidência:

(84) 3232.4240

 

Recepção Presidência:

(84) 3232.5769

5 - RELAÇÃO DOS DEPUTADOS COM TELEFONES DOS GABINETES
2015 - 2018

AGNELO ALVES - PDT 

Gabinete: 3232.5837 

Fax: 3232.5838 

E-mail: agneloalves@rn.gov.br 

 

ALBERT DICKSON - PROS 

Gabinete: 3232.5698 

Fax: 3232.5699 

E-mail: albertdickson@rn.gov.br 

 

ÁLVARO DIAS - PMDB 

Gabinete: 3232.5947 

Fax: 3232.5948 

E-maiL: alvarodias@rn.gov.br 

 

CARLOS AUGUSTO - PTB 

Gabinete: 3232.5944 

Fax: 3232.5943 

E-mail: carlosaugusto@rn.gov.br 

 

CRISTIANE DANTAS - PC do B 

Gabinete: 3232.5811 

Fax: 3232.5810 

cristianedantas@rn.gov.br 

 

DISON LISBOA - PSD 

Gabinete: 3232.5718 

Fax: 3232.5717 

E-mail: disonlisboa@rn.gov.br 

 

EZEQUIEL FERREIRA - PMDB 

Gabinete: 3232.5691 

Fax: 3232.5690 

E-mail: ezequielferreira@rn.gov.br 

 

FERNANDO MINEIRO - PT 

Gabinete: 3232.5824 

Fax: 3232.5823 

E-mail: fernandomineiro@rn.gov.br 

 

GALENO TORQUATO - PSD 

Gabinete: 3232-5696 

Fax: 3232.5697 

E-mail: galenotorquato@rn.gov.br 

 

GEORGE SOARES - PR 

Gabinete: 3232.5714 

Fax: 3232.5715 

E-mail: georgesoares@rn.gov.br

 

GETÚLIO RÊGO - DEM 

Gabinete: 3232.5705 

Fax: 3232.5704 

E-mail: getuliorego@rn.gov.br

 

GUSTAVO CARVALHO - PROS 

Gabinete: 3232.5833 

Fax: 3232.5832 

E-mail: gustavocarvalho@rn.gov.br

 

GUSTAVO FERNANDES - PMDB 

Gabinete: 3232.3716 

Fax: 3232.5727 

E-mail: gustavofernandes@rn.gov.br

 

HERMANO MORAIS - PMDB 

Gabinete: 3232.5703 

Fax: 3232.5702 

E-mail: hermanomorais@rn.gov.br

 

JACÓ JÁCOME - PMN 

Gabinete: 3232.5820 

Fax: 3232.5821 

E-mail: jacojacome@rn.gov.br 

 

JOSÉ ADÉCIO - DEM 

Gabinete: 3232.5827 

Fax: 3232.5826 

E-mail: joseadecio@rn.gov.br 

 

JOSÉ DIAS - PSD 

Gabinete: 3232.5719 

Fax: 3232.5720 josedias@rn.gov.br 

 

KELPS LIMA - SDD 

Gabinete: 3232.6994 

Fax: 3232.6993 

E-mail kelpslima@uol.com.br 

 

MARCIA MAIA - PSB 

Gabinete: 3232.5815 

Fax: 3232.5814 

E-mail: marciamaia@rn.gov.br 

 

NÉLTER QUEIROZ - PMDB 

Gabinete: 3232.5708 

Fax: 3232.5709 

E-mail: nelterqueiroz@rn.gov.br 

 

RAIMUNDO FERNANDES - PROS 

Gabinete: 3232.5818 

Fax: 3232.5817 

E-mail: raimundofernandes@rn.gov.br 

 

RICARDO MOTTA - PROS 

Gabinete: 3232.5940 

Fax: 3232.5764 

E-mail: ricardomotta@rn.gov.br 

 

SOUZA NETO - PHS 

Gabinete: 3232.5812 

Fax: 3232.5711 

E-mail: souzaneto@rn.gov.br 

 

TOMBA FARIAS - PSB 

Gabinete: 3232-5694 

Fax: 3232.5693 

E-mail: tombafarias@rn.gov.br


6 - DECÁLOGOS DA DIREITA E DA        ESQUERDA

É importante saber como agem e pensam as pessoas que se identificam com a ESQUERDA e como pensam e agem as pessoas que se identificam com a DIREITA.
Para permitir uma comparação, seguem abaixo os DECÁLOGOS DA ESQUERDA E DA DIREITA.  Leiam os dois, item a item e descubram as idéias que mais se identificam com sua personalidade e com os seus valores.  Importante também esclarecer que, há mais de 100 (cem) anos, nos países onde houve interesse da ESQUERDA pela implantação do comunismo, todas as tomadas de decisões da ESQUERDA ocorreram com base no DECÁLOGO DE LÊNIN. O DECÁLOGO DA DIREITA pode ser encontrado no site www.gruporadarrn.com.br  .



DECÁLOGO DE LÊNIN (ESQUERDA)
(OS DEZ MANDAMENTOS DA ESQUERDA PARA IMPLANTAR O COMUNISMO)

Em 1913, Lênin escreveu o "Decálogo" que apresentava ações táticas para a tomada do Poder


1.Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual

2.Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;

3.Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais

4.Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;

5.Colabore para o esbanjamento do dinheiro público;


6.Coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;

7.Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;

8.Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

9.Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;

10.Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.



DECÁLOGO DA DIREITA

1.    Transmita valores éticos, morais e cívicos à juventude, preparando-a para uma cidadania consciente e responsável.

2.    Dê liberdade, com responsabilidade, aos veículos de comunicação, para que usem a informação como instrumento de conscientização da sociedade, na permanente defesa dos valores da nação.

3.    Incentive sempre a harmonia e união da população, sem qualquer discriminação, objetivando a manutenção da ordem, do progresso e do fortalecimento da nação e da pátria.

4.    Defenda sempre a verdadeira Democracia e o verdadeiro Estado Democrático de Direito onde impere o total respeito e garantia de uma vida digna aos seus cidadãos.

5.    Seja totalmente a favor do bom uso do dinheiro público, pois ele pertence a cada cidadão e precisa ser muito bem aplicado e fiscalizado.

6.    Promova a credibilidade e a boa imagem do País no exterior, com inflação sob controle, baixos juros e impostos, estabilidade jurídica e contratual.

7.    Fortaleça a iniciativa privada para garantir empregos dignos, geração de renda, progresso e desenvolvimento para o país, evitando greves.

8.    Evite desordens e distúrbios e exija que as autoridades legalmente constituídas os coíbam.

9.    Enalteça os valores morais, éticos e de honestidade e incentive a permanente vigilância do povo sobre os políticos eleitos, a gestão pública e a condução do estado.


10.  Garanta aos cidadãos de bem o direito responsável à autodefesa bem como o direito à defesa de suas famílias e suas propriedades.




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