Refrigerante X Saúde
O consumo dos refrigerantes está crescendo a cada ano de maneira discriminada, principalmente por parte das crianças e adolescentes. Independente do tipo de refrigerante, light, zero, diet ou normal eles apresentam em sua composição: corantes, conservantes, cafeína, acidulante: ácido fosfórico, carbonato de cálcio (gás), grandes quantidades de açúcar (normal) e adoçantes artificiais nas versões light, diet e zero.
Mas o que o consumo excessivo do refrigerante faz para a nossa saúde?
O consumo freqüente e indiscriminado do refrigerante aumenta risco de: cárie dentária, aumento do peso corpóreo, flatulência (gases intestinais), agravo de quadros de gastrite, osteoporose e aumento do nível de triglicérides sanguíneo (consumo de refrigerante normal).
Além disso, a presença de carbonato de cálcio e da cafeína (principalmente nos refrigerantes a base de cola) fazem com que o CÁLCIO e FERRO da dieta NÃO sejam absorvidos no intestino. Esses dois minerais são importantíssimos para a saúde do organismo, o ferro quando está baixo no organismo leva à anemia ferropriva, essa anemia leva a diminuição das células vermelhas do sangue diminuindo a quantidade de oxigênio e nutrientes para as células do organismo.
Já o cálcio na infância é imprescindível para formação dos ossos e dentes, além de ser importante para os batimentos cardíacos, contração muscular como um todo, e PERDA DE PESO. Quando este mineral está baixo no sangue o organismo retira cálcio do osso, o baixo consumo de cálcio ou baixa absorção favorecem a osteoporose (ossos fracos).
O consumo excessivo de refrigerante apresenta outro fator que favorece a osteoporose, que é a alta quantidade de ácido fosfórico. No nosso organismo o fósforo sempre está junto com o cálcio, quando ingerimos o refrigerante que é rico em ácido fosfórico tiramos cálcio do osso para manter esse equilíbrio.
O consumo excessivo dessa bebida leva ao aumento das calorias da dieta, você sabe quanto de açúcar tem uma lata de refrigerante?

Os refrigerantes nos fornecem “calorias vazias”, ou seja, não apresentam nenhum tipo de nutriente necessário para o bom funcionamento do organismo apenas calorias que em excesso faz com que ganhemos peso corporal. Veja agora alguns equivalentes de refrigerante e alimentos em termo de calorias:

Então, podemos substituir os refrigerantes por: água de coco e os sucos de frutas que apresentam em sua composição vitaminas e minerais que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de ter a quantidade equilibrada de açúcar.
E a água que é importante para o intestino e hidratação do nosso corpo como um todo! Então qual é o melhor escolha??